O patch test também denominado teste epicutâneo ou teste de contato é considerado o padrão-ouro no diagnóstico da dermatite de contato alérgica. A dermatite de contato é definida como uma resposta inflamatória na pele, resultante da exposição tópica de substancias externas.

Clinicamente, a dermatite de contato se caracteriza pelo aparecimento de um eczema localizado na região do corpo em contato com agente externo. Em uma fase aguda pode provocar o aparecimento na pele de coceira, eritema (vermelhidão), edema (inchaço) e vesículas (pequenas bolhas). Numa fase subaguda há o rompimento das vesículas com formação de crostas e em uma fase crônica há um processo chamado liquenificação (a pele fica muito seca com descamação e com linhas de depressão). As substancias que desencadeiam a dermatite de contato podem estar presentes no trabalho (dermatite de contato ocupacional), pode ser um cosmético, um medicamento, uma planta ou presente em atividades de lazer.

A dermatite de contato acontece pela ação de substancias sobre a pele que funcionam como irritantes primários (estão envolvidos mecanismos não alérgicos) ou substancias que provocam lesões por mecanismos de hipersensibilidade (estão envolvidos mecanismos alérgicos).

Exemplos de dermatite de contato:

  • Face: esmalte de unha, perfumes, loções pós-barba, materiais em suspensão no ar (pó de cimento, tintas e vernizes), hidratantes, protetores solares e cosméticos
  • – Pálpebra: esmalte de unha, aro de óculos, colírios, cosméticos
  • – Pescoço: perfume, gravata, colares, casacos de pele
  • – Região peitoral: colares, sutiãs, sabões
  • – Axila: perfumes, talcos, desodorante e creme depilatório
  • – Mãos: luvas, anéis, moedas, volante de automóvel, gasolina
  • – Pés: sapatos (couro, borracha ou plástico), meias, medicamentos para os pés
  • – Relacionada a profissões: joalheiros (níquel, cromo, couro, ouro), médicos (borracha, látex), carpinteiros (serragem de pinho, alcatrão), cozinheiros (flavorizantes, condimentos), sapateiros (borracha, resina epoxi).
Avalie este post