A sucção é muito importante para as crianças até 2 anos de idade e em algumas delas, a necessidade de sucção é maior, logo surge o hábito de chupeta ou de chupar o dedo. Maus hábitos bucais, quando presente em período prolongado, geram desequilíbrio na formação das arcadas dentárias, principalmente a mordida aberta na região anterior e o desequilíbrio anterior entre as arcadas dentárias (maxila e mandíbula).
Na falta de opção entre chupar chupeta ou não, os pais devem optar por uma chupeta com bico em formato anatômico, pois se adapta melhor a cavidade bucal da criança, ajustando-se ao céu da boca e à língua, acompanhando o movimento de sucção. Os pais não devem colocar cordão, corrente ou fralda pendurados na argola da chupeta, pois além de gerar um risco de estrangulamento, também causa um aumento de peso na chupeta, provocando maior pressão nas estruturas das cavidades bucais, gerando más formações durante o crescimento dessas estruturas. Devem ser observados também, os tamanhos existentes de chupeta, pois devem acompanhar o desenvolvimento craniofacial da criança.
O papel do ortodontista é acompanhar a evolução das arcadas dentárias desde o nascimento dos primeiros dentes até o término do desenvolvimento do crescimento ósseo. O ortodontista pode diagnosticar problemas de erupções dentárias, de desenvolvimento anterior e transversal da mandíbula, e intervir de forma preventiva e interceptativa para que os problemas decorrentes de maus hábitos não se tornem definitivos após a criança chegar ao final do crescimento.
Assim o aparelho pode ser usado como reeducativo ou interceptativo no tratamento ortodôntico.

                                                                       



                                                                      


Dra. Andrea Martinez.   
Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares.                                                                                     
Telefones: (11) 3832-1062 / 3832-1063.
     

















Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário