Algumas pessoas pensam que os alinhadores Invisalign tratam apenas casos simples de dentes desalinhados, mas o Sistema Invisalign também pode ser usado para tratar uma série de problemas dentários, incluindo casos mais complexos.

Dentes apinhados

Isso ocorre quando falta espaço no arco dentário para que todos os dentes se encaixem. Se não tratados, os dentes apinhados podem levar ao acúmulo de placa, cáries e até mesmo gengivite.

Dentes muito espaçados

Os dentes muito separados ou espaçados são o oposto dos dentes apinhados e eles ficam desse jeito quando se tem espaço de sobra dentro do arco dentário. Isso pode ser causado por dentes muito pequenos, crescimento anormal do arco dentário, fatores genéticos, dentes faltando e/ou protrusão da língua. A falta de dentes resulta em deslocamento de dentes que se movem por conta da sobra de espaço (devido à falta de proteção no dente), criando espaços que podem levar à problemas gengivais e aumentar os riscos de doenças peridontais.

Mordida cruzada

Isto ocorre quando os dentes superiores e inferiores são desalinhados e faz com que um ou mais dentes superiores mordam “por dentro” dos inferiores. Pode ocorrer na frente ou lateral da boca. Quando não tratado, pode ocasionar desgaste dos dentes, problemas de gengiva e perda óssea.

Sobremordida

A sobremordida ocorre quando os dentes superiores mordem sobre os dentes inferiores. Isso é geralmente causado por problemas genéticos, maus hábitos de higiene bucal ou sobredesenvolvimento dos ossos que suportam os dentes. Pode gerar problemas na gengiva, irritação e desgaste nos dentes inferiores e dores na articulação mandibular.

Prognatismo

É o oposto da sobremordida, o prognatismo acontece quando os dentes inferiores se projetam na frente dos superiores. Isto é comumente causado pelo pouco crescimento do arco superior ou pelo demasiado crescimento do arco inferior ou ainda, pelos dois. Também pode ser causado pela falta de dentes superiores. O prognatismo pode comprometer as funções normais dos dentes da frente ou molares, que podem desgastar dentes. Também pode ocasionar dores na articulação mandibular.