A sensibilidade dentinária afeta um grande número de pessoas. É geralmente causada por bebida e alimentos quentes, frios, doces ou ácidos. Em condições normais, a dentina (camada interna que envolve o nervo) é coberta pelo esmalte da coroa e a gengiva ao redor do dente. Com o tempo, o esmalte pode desgastar-se, reduzindo a proteção. Também com o tempo, a gengiva pode retrair-se, expondo a raiz do dente.
A exposição da dentina pode ocorrer devido a vários fatores. Os fatores mais comuns são:
* Retração gengival devido à idade ou escovação inadequada;
* Bebidas ácidas (como refrigerantes) que causam a erosão do esmalte e a exposição da dentina;
* Bruxismo – que, na verdade, faz com que todos ou a maior parte dos dentes tornem-se sensíveis;
* Escovação com creme dental muito abrasivo, escovação incorreta e/ou escovação em um número de vezes maior do que três;
* Gengivite, que pode causar retração gengival;
* Dente lascado ou fraturado, com exposição da dentina;
O que podemos fazer para reduzir o quadro doloroso?! O primeiro passo é descobrir a causa, com a ajuda de um dentista.
O uso de escova macia e creme dental formulado especialmente para reduzir a sensibilidade pode ajudar.
Esta com hipersensibilidade dentinária?! Marque sua avaliação com nossos profissionais Dra. Andrea Martinez Gotardo, Dra. Camila C Gallo Cabral, Dra. Camila Basilio Okamoto
Esperamos sua visita!

Fonte: Colgate.