lúpus eritematoso sistêmico (LES), conhecido popularmente apenas como lúpus, é uma doença autoimune que pode afetar principalmente pele, articulações, rins, cérebro mas também todos os demais órgãos.

Doenças autoimunes ocorrem quando o sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do corpo por engano. Dentre mais de 80 doenças autoimunes conhecidas, o lúpus é uma das mais importantes.

O que é uma doença autoimune?

Uma doença autoimune é uma condição que ocorre quando o sistema imunológico ataca e destrói tecidos saudáveis do corpo por engano.

As causas das doenças autoimunes ainda não são conhecidas. A teoria mais aceita é que fatores externos estejam envolvidos na ocorrência dessa condição, principalmente quando há predisposição genética e o uso de alguns medicamentos.

A maioria das doenças autoimunes são crônicas, mas muitas podem ser controladas com tratamento. Os sintomas das doenças autoimunes podem aparecer e desaparecer continuamente.6

Lúpus no Brasil

No Brasil, não dispomos de números exatos, mas as estimativas indicam que existam cerca de 65.000 pessoas com lúpus, sendo a maioria mulheres. Acredita-se assim que uma a cada 1.700 mulheres no Brasil tenha a doença. (3)

Lúpus discoide

A inflamação é sempre limitada à pele. Este tipo pode ser identificado a partir do surgimento de lesões cutâneas avermelhadas que costumam aparecer no rosto, na nuca ou também no couro cabeludo.

Lúpus sistêmico

O lúpus sistêmico é a forma mais comum, podendo ser grave ou leve. A inflamação ocorre no organismo, comprometendo vários órgãos ou sistemas do corpo não sendo restrito a pele. Algumas pessoas com lúpus discoide podem evoluir para a forma sistêmica. Os sintomas causados por este tipo da doença dependem do local da inflamação como rins, coração, pulmões e até ao sangue, além das lesões cutâneas e às articulações.

Lúpus induzido por drogas

Algumas drogas ou medicamentos podem provocar uma inflamação temporária enquanto do seu uso e provocar sintomas que são muito parecidos com os do lúpus sistêmico. As manifestações desaparecem com o parar do uso.

O diagnóstico nem sempre é rápido. Em alguns casos, leva-se anos para identificar a doença como autoimune. O motivo dessa demora em uma conclusão oficial a respeito da doença são os sintomas díspares, que podem ser interpretados como sintomas de outras doenças.

Causas

A causa do lúpus ainda é desconhecida, o que se tem são alguns aspectos que estão relacionados a fatores genéticos, questões hormonais e infecções virais que podem levar ao seu desenvolvimento. Alguns fatores externos, como a exposição solar, o uso de medicamentos, como métodos contraceptivos orais, e o tabagismo também estão relacionados à doença.

A combinação entre os hábitos e os fatores genéticos também estão interligados quando discutimos a causa da doença. No entanto, apesar da predisposição genética, o histórico familiar não é garantia do desenvolvimento da doença em outros membros.

Entre os motivos externos, a radiação solar é o mais preocupante. Os raios ultravioleta, intensos no período contraindicado para a exposição ao sol, entre às 10h e 15h, é o fator que maior agride as pessoas que nascem com essa predisposição genética.

Lúpus é uma doença contagiosa?

O lúpus não é uma doença contagiosa. Uma dúvida comum entre as pessoas em relação a esta doença é sobre a possibilidade de contaminação, mas isso não ocorre. As causas do lúpus, como discutido, ainda são desconhecidas e entende-se seu desenvolvimento pela soma de fatores genéticos, hormonais e externos.