rosacea-causes-red-rash-across-centre-of-faceVocês conhecem alguém que está frequentemente com o rosto irritado e avermelhado, com bolinhas ou descamações?! Alguns famosos já receberam esse diagnóstico, como o Príncipe William, e as atrizes Cameron Diaz e Rennée Zellweger. Esse é um problema comum na população, e muitas vezes o diagnóstico é de Rosácea!

A Rosácea é uma inflamação crônica da pele da face, mais comum em mulheres do que em homens, e que geralmente se inicia entre os 30 – 40 anos.

A causa da Rosácea é desconhecida, e os desencadeantes são:

–       exposição à luz solar

–       bebidas alcoolicas

–       calor

–       vento

–       estresse emocional, entre outros fatores.

As áreas mais acometidas são as bochechas, nariz, queixo e testa.

Clinicamente, ocorre vermelhidão, o nariz e as bochechas podem ficar bem inflamados e cheios de vasinhos aparentes. Muitas vezes há sensação de ardor na pele, e lesões que são semelhantes a acne. No entanto, o tratamento da rosácea não é o mesmo da acne, pois são doenças diferentes.

O tratamento da rosácea depende do grau em que a pele foi atingida.

Sempre é ideal o uso de filtro solar diariamente, e podem ser indicados tratamentos locais com cremes e pomadas anti-inflamatórias, antibióticos tópicos ou medicamentos via oral.

Algumas vezes é indicado o tratamento da rosácea com laser ou luz pulsada, para diminuição dos vasinhos aparentes (telangiectasias) e controle da inflamação.

Se você acha que alguém conhecido pode ter esse problema, ou já sofreu na própria pele esse tipo de incômodo, pergunte ao seu médico dermatologista de confiança se esse pode ser o diagnóstico!

Dra Flavia Jorge
Médica Dermatologista – Clínica VillaVita – Tel 3832-1062