Pílula do dia seguinte é uma bomba hormonal no corpo!

A contracepção de emergência, mais conhecida sob a forma da pílula do dia seguinte, é um método contraceptivo que pode ser usado após a relação sexual, sendo capaz de inibir uma gravidez quando a mulher imagina ter tido relações sem as devidas precauções anticoncepcionais. A pílula do dia seguinte é uma bomba hormonal, por este motivo ela só deve ser usada em últimos casos, por exemplo quando há rompimento da camisinha.

PÍLULA ANTICONCEPCIONAL x PÍLULA DO DIA SEGUINTE
Você sabia que uma pílula do dia seguinte equivale a 10 comprimidos de anticoncepcional comum, é praticamente uma boma hormonal. Por conta de sua alta dosagem aumenta a chance de trombose, câncer, náuseas, vômitos e outras doenças.

PRESERVATIVO x PÍLULA DO DIA SEGUINTE

Você não deve substituir camisinha por pílula. A camisinha além de evitar a gravidez indesejada evita doenças, já a pílula não.

MESMO TOMANDO A PÍLULA DO DIA SEGUINTE É POSSÍVEL ENGRAVIDAR?
Sim. Como todo método há um risco de falha. A chance de engravidar é de 3 a 5%

SE EU USAR A PÍLULA CONSTANTEMENTE ELA PERDE O EFEITO?
A pílula do dia seguinte não tem um efeito de “acúmulo” no corpo da mulher. A pílula não deixará de ser menos eficaz porém a mulher ficará mais exposta aos riscos.

PRECISO DE RECEITA MÉDICA PARA COMPRAR A PÍLULA?
Você sempre deve ter orientação médica, porém as farmácias não restringem a compra. Mesmo assim não deixe de consultar seu ginecologista, pois a pílula causa muitos efeitos colaterais.

A PÍLULA DO DIA SEGUINTE CAUSA ABORTO?
Não, a pílula do dia seguinte não é abortiva! O aborto é proibido por lei no Brasil. Se a pílula do dia seguinte fosse abortiva, ela não teria autorização para ser comercializada.

Alguma duvida sobre pílula do dia seguinte? Pode mandar aqui que respondemos!

Ana Paula Junqueira Ginecologista e Obstetra
Clínica Villa Vita Medicina e Odontologia