Verruga: o que é, causas e tratamento
Verrugas são infecções na pele causadas pelo vírus do HPV (Papilomavírus Humano), que se manifestam através de pápulas (“bolinhas”) ásperas da cor da pele, que vão aumentando em número e tamanho se não forem tratadas.

Existe uma crença popular de que apontar o dedo para uma estrela daria verrugas! Na verdade essa história surgiu do hábito que havia entre as crianças judias de apontar para a primeira estrela no surgimento de um novo dia. Na época da perseguição aos judeus que ocorreu na Inquisição, as mães das crianças inventaram essa lenda, para evitar que seus filhos fossem identificados!

verugasLendas à parte, é sabido que o contato com outras pessoas que tenham verrugas é o que causa o contágio. Crianças tem mais facilidade em adquirir o vírus, mas adultos também podem pegar.
Podem ocorrer em qualquer local da pele e nas mucosas, mas são comuns nas mãos, joelhos, na face e nos pés (quando ocorrem nos pés, são chamadas popularmente de “olho de peixe”).

Também há muitas crendices e simpatias para eliminar verrugas, como colocar casca de banana, bacon e até dinheiro no local! Essas simpatias podem atrapalhar, pois em geral atrasam as medidas eficientes para eliminar o problema. É necessário o uso de medicamentos que cauterizam as lesões, e em algu
ns casos é preciso tratar cirurgicamente.

O importante para evitar as verrugas é termos hábitos diários comuns de higiene, como por exemplo chegar emVerruga-próxima-aos-lábios casa e sempre lavar bem as mãos, principalmente quando vamos a lugares públicos. E caso mesmo assim apareça alguma verruga pelo corpo, procure seu médico de confiança, pois quanto antes for feito o tratamento, mais simples e eficiente ele será! Beijos!

Dra Flavia Jorge Médica Dermatologista CRM 124.469