Calvície e queda de cabelo têm tratamento: veja como solucionar esses problemas com as técnicas modernas que usamos na Villa Vita

Calvície não tem mais idade para chegar. Um problema antigamente associado aos mais velhos, a calvície agora é comum em qualquer fase da vida. Dos fatores genéticos aos distúrbios hormonais e emocionais, muitas são as suas causas. A boa notícia é que a tecnologia e remédios mais modernos podem minimizar e prevenir a queda do cabelo. Na Villa Vita temos vários jeitos de acabar com isso.

Causas da calvície em mulheres

Nas mulheres, o estresse do dia a dia, as mudanças hormonais, a gravidez e a alimentação são alguns fatores que provocam a queda do cabelo. Infelizmente, elas só se dão conta de que estão perdendo os fios quando 30% deles já se foram e o cabelo está ralo.

cabelos-2 - Calvície e queda de cabelo: como resolver?

Repare se seus cabelos estão caindo em excesso

Causas da calvície em homens

Nos homens, além da hereditariedade, um dos principais fatores da calvície é quando há alteração de testosterona. Isso causa grande redução na produção de cabelo. Quando nascem, os fios saem mais finos e fracos. Assim, a produção dos folículos vai cessando. Esse é o tipo padrão de calvície, tipificada pela ausência dos fios na área frontal da cabeça, as “entradas”, e na famosa coroa do couro cabeludo.

A boa notícia é que os tratamentos da Villa Vita funcionam para homens e mulheres.

O que fazer ao perceber calvície e queda de cabelo?

O diagnóstico da queda de cabelo e da calvície deve ser feito por um dermatologista. A Villa Vita, localizada na região da Lapa e da Vila Leopoldina em São Paulo, realiza a tricoscopia digital. Trata-se de um exame não-invasivo feito com aparelhos de imagem. Isso permite uma visão muito precisa do couro cabeludo.

calvície - Calvície e queda de cabelo: como resolver?

Na dúvida, agende uma consulta e faça o exame que detecta a queda e a calvície

“Esse exame dá uma ideia do estágio do problema. Isso torna possível atuar diretamente na causa”, afirma a Dra Flávia Jorge, dermatologista da Villa Vita. O normal é perder de 50 a 100 fios por dia. “Por isso, é preciso ficar atento. Repare se ao acordar o travesseiro está cheio de fios ou se, ao pentear, está caindo mais do que de costume. Sinais claros de que é hora de procurar o médico”, alerta.

Como tratar calvície e queda de cabelo?

Basicamente, o tratamento é feito com produtos que estimulam o crescimento dos fios, como o Minoxidil, que pode ser utilizado tanto por homens como mulheres. Também há os bloqueadores hormonais, como anticoncepcionais. De acordo com a Dra Flávia, ambos são indicados conforme a necessidade individual de cada paciente. Só após uma avaliação o médico poderá definir qual é o melhor. Então, nada de comprar na farmácia por conta própria.

cabelos - Calvície e queda de cabelo: como resolver?

A auto-estima volta com cabelos cheios e compridos

 Outras opções de tratamento:

– Micro injeções de vitaminas diretamente na cavidade onde o cabelo nasce (folículo piloso)

– Medicações tópicas para os estágios iniciais

– Transplante capilar (em casos mais avançados)

– Uso de Laser para alterar o ciclo de crescimento do pelo, fazendo-o retornar à fase de crescimento

Alimentação influencia na queda de cabelo?

Sim. Algumas mudanças nos hábitos também podem ajudar na prevenção da queda de cabelo. Uma boa alimentação, rica em ferro, verduras, nozes, abacaxi, cenoura, gema de ovo e óleos vegetais garante a saúde e a força do cabelo.

mulher-abacate - Calvície e queda de cabelo: como resolver?

Frutas e verduras podem salvar o cabelo

“O problema é que as mulheres, principalmente, possuem uma dieta pobre em nutrientes. Isso decorre geralmente das dietas cheias de restrições alimentares. E pode agravar o problema”, alerta a Dra Flávia.

12 Mitos e verdades de calvície e queda de cabelo

1 – O gene da calvície vem do pai.

Mito. A associação genética pode ser tanto da mãe quanto do pai.

2 – Os cabelos caem mais no inverno.

Verdade. Todos nós temos na pele sensores de luz que no inverno recebem menos luminosidade. Isso diminui a divisão celular, que gera um número menor de fios. Também enfraquece a raiz do cabelo. Ou seja, os fios nascem mais devagar e caem mais rápido. Por isso, cuidado dobrado nessa estação.

Mulher-pele-inverno - Calvície e queda de cabelo: como resolver?

Para ter cabelos bonitos no verão, faça tratamentos no inverno

3 – Usar gel faz o cabelo cair.

Mito. Apenas é bom evitar dormir com o gel no cabelo, pois como ficam endurecidos, tendem a quebrar com mais facilidade.

4 – A caspa provoca a queda do cabelo.

Mito. Apesar de cerca de 70% dos calvos terem caspa (dermatite seborreica), ela não é a causa da queda. Em função da oleosidade do couro cabeludo, pode ser que contribua com a queda, mas com certeza ela não é a vilã.

5 – Condicionador interfere na queda dos fios.

Mito. O que acontece é que os fios que já estão encerrando o seu ciclo de vida caem com mais facilidade. Mas isso pode ocorrer também durante a escovação. Passe condicionador só no comprimento do fio, nunca na raiz do cabelo. Dessa forma, evitamos a formação da caspa.

6 – As mulheres podem tomar finasterida.

Verdade. Porém, somente com indicação médica. O dermatologista deve avaliar os riscos e seus efeitos colaterais. Por exemplo, a feminização do feto masculino, em caso de gravidez. A indicação que traz menos riscos é para a mulher na fase da menopausa. Nessa fase, os hormônios femininos que protegem o folículo diminuem drasticamente.

7 – Lavar o cabelo todos os dias não causa queda.

Verdade. O único problema é que o shampoo pode causar o ressecamento dos fios, mas jamais a queda.

mulher - Calvície e queda de cabelo: como resolver?

Fique atenta aos danos que a água pode causar aos cabelos

8 – Dormir de cabelo molhado causa queda nos fios.

Verdade. A umidade no couro cabeludo pode proliferar fungos e bactérias, além de deixar o cabelo mais oleoso, favorecendo a queda.

9 – Usar boné provoca a queda do cabelo.

Mito. Não faz cair. Mas não pode exagerar e deixar o cabelo abafado o dia inteiro.

10 – Cortar as pontas do cabelo dá força ao nascimento de novos fios.

Mito. O corte é importante para eliminar as pontas duplas e dar a impressão de um cabelo saudável. Mas isso não interfere no crescimento de novos fios.

foto-capa-news - Calvície e queda de cabelo: como resolver?

Corte e tratamentos garantem mais força nas pontas dos fios e um cabelo mais saudável

11 – Tingir os cabelos causa queda.

Mito. A queda do cabelo está relacionada à raiz enfraquecida. Por isso, se o fio está saudável, a tintura não vai prejudicar. Porém, o uso contínuo de químicas requer mais cuidados com hidratação, para não deixar o cabelo quebradiço.

12 – O uso de anabolizantes funciona como tratamento da queda de cabelo.

Mito. Definitivamente não. Apesar de funcionarem como estímulo para os pelos nas axilas e até na região pubiana, o uso de medicações anabolizantes não faz crescer mais cabelo. Nem em homens, nem em mulheres. Pelo contrário, o descontrole do hormônio derivado da testosterona que resulta na queda é potencializado pelo uso de anabolizantes. Isso provoca ainda mais a queda.

Quer agendar com facilidade uma avaliação na Villa Vita? Clique aqui

Agende facilmente uma consulta na Villa Vita

Telefone: (11) 3832-1062/3832-1063

Ou mande inbox na nossa página do Facebook 

Endereço: Rua Sales Júnior, 642 Lapa – São Paulo

Atendimento: de 2ª a 6ª das 8h às 19h e aos sábados, das 8h às 12h

Leia também: Inverno, a melhor época para cuidar da pele

5 (100%) 1 vote