Procedimentos para ter um rosto mais jovem podem sim ser feitos pelo dentista, mas ele deve ser especializado. Conheça as técnicas de rejuvenescimento facial de maior sucesso na Villa Vita

Com o passar dos anos, as rugas aparecem no nosso rosto. Linhas ao redor dos olhos, dos lábios e outros sinais começam a incomodar. Há, porém, um fator que interfere muito na expressão facial e que demoramos a perceber: são as mudanças que acontecem dentro da boca. É isso mesmo, à medida em que envelhecemos, a nossa estrutura óssea também muda e isso produz efeitos diretamente no nosso rosto.

Quer um exemplo? Você com certeza já viu um idoso sem dentadura e percebeu que a aparência muda a tal ponto de parecer outra pessoa.

Mas não é só na terceira idade que podemos ter a expressão modificada pelos dentes. Uma pessoa que perdeu os dentes muito cedo e não fez implante ou não colocou prótese dentária, pode comprometer os músculos faciais, apresentando flacidez.

Lábios finos

Além disso, aos poucos, os lábios também vão afinando e mudam completamente o sorriso. É para tratar estes e outros fatores relacionados com a beleza que a clínica Villa Vita, na região da Lapa e Vila Leopoldina em São Paulo, se especializou em procedimentos que podem melhorar a auto-estima dos pacientes.

sorriso-lábios-finos - Rejuvenescimento facial no dentista? Sim!

Lábios finos podem ser preenchidos na harmonização facial

De acordo com a dentista e proprietária da Villa Vita, Andrea Martinez Gotardo, qualquer intervenção no rosto deve ser feita com muito cuidado, pois muda completamente a expressão do paciente. “É preciso tomar cuidado para que a pessoa não perca suas características. Seu contorno facial pode ser melhorado, suavizado”, indica.

Casos de sucesso

A equipe da Villa Vita tem vários casos de sucesso e uma equipe que não para de se especializar na estética. A dentista Carolina Costa, especializada em estética, explica que “o dentista é um profissional que estudou especificamente a região da cabeça e pescoço pelo menos quatro anos da sua vida. Se incluirmos cursos de pós-graduação e especializações, isso dá uma visão muito mais minuciosa do rosto do paciente”. Esse olhar com lupa consegue visualizar melhor a harmonia do rosto e definir os procedimentos para equilibrá-lo.

Conheça a Villa Vita, a clínica de saúde mais completa da Lapa e Vila Leopoldina

Técnicas para rejuvenescer o rosto:

MD Codes

Abreviação de Medical Codes, ou Códigos Médicos, em português, a técnica produz o mesmo efeito de um lifting facial. Ou seja, um rejuvenescimento global do rosto, porém sem o incômodo dos cortes. O rosto do paciente é dividido em áreas. Cada uma delas recebe uma injeção de acordo com a região que o incomoda.

rosto-feminino - Rejuvenescimento facial no dentista? Sim!

MD Codes: excelente resultado

Por exemplo: se um paciente reclama do bigode chinês, ele pode precisar de uma injeção nas bochechas. Afinal, ao ser estruturada a bochecha, seu efeito refletirá na área do bigode. A aplicação em sulcos e rugas mais profundas, olheiras, boca fina também traz excelentes resultados.

Fios de sustentação

É uma indução de colágeno para melhorar a densidade e firmeza da pele e reposicionamento dos tecidos. De acordo com Carolina Costa, ao longo dos anos toda a face sofre um deslocamento em razão da gravidade.

Mas, com a técnica de fios de sustentação, é possível recolocar tudo no seu devido lugar de forma natural, sem aquele aspecto de plástica. Ainda no exemplo do bigode chinês, dependendo do caso, a melhor solução pode ser a dos fios. Isso porque o tecido será apenas reposicionado, sem necessidade de preenchimento.

Botox preventivo

Em pessoas que possuem os músculos da face mais fortes, uma marca de expressão pode rapidamente se aprofundar na pele. Ela torna-se uma ruga. E em pouco tempo a estética do rosto pode ser comprometida. Não é necessário esperar a marca virar um finco na pele. Como em todas as áreas da saúde, prevenir é sempre o melhor remédio.

foto-capa-news - Rejuvenescimento facial no dentista? Sim!

Botox preventivo: acima dos 20 anos

Em casos como esse, o botox, a toxina botulínica, liberada pelo Conselho Federal de Odontologia que entendeu que a harmonia do rosto faz parte da competência dos cirurgiões-dentistas, e que, portanto, eles podem utilizá-la, traz muitos ganhos para o paciente. De acordo com a Dra Carolina, para esse procedimento também é necessária uma avaliação minuciosa para que não haja exagero.

Qualquer intervenção incorreta pode colocar em risco a expressão do rosto do paciente. “Estética não é só ter dentes brancos. Mas sim um conjunto saudável e harmônico. Dentes alinhados e sem manchas, gengiva rosada, sem nenhum tipo de inflamação e com a porcentagem ideal de exposição, além de músculos faciais no lugar, são fatores que garantem um sorriso bonito”, completa.

Saiba como ter o sorriso perfeito como as famosas.

Enxerto de gengiva

Esse procedimento resolve pelo menos dois problemas de uma só vez. Além da estética desagradável de quem tem retração de gengiva – quando os dentes são muitos longos – o paciente sofre demais com a sensibilidade, causada pela exposição da raiz do dente. Para esses casos, o enxerto pode ser a melhor solução.

2-bruxismo-Villa-Vita - Rejuvenescimento facial no dentista? Sim!

Se necessário, faz-se um complemento com aplicação de botox nos lábios. Outra indicação é quando o paciente possui implante e a parte cinza da raiz acaba aparecendo, dando um aspecto de dente escurecido. Para o rejuvenescimento facial, o enxerto pode ser feito para aumentar a espessura da gengiva e cobrir a parte acinzentada.

Dentista pode fazer rejuvenescimento e estética?

Sim, os dentistas são habilitados a esses procedimentos. A liberação do Conselho Federal de Odontologia para que os dentistas realizem procedimentos estéticos é uma grande conquista. Afinal, são profissionais da saúde que conhecem profundamente as áreas do nosso rosto.

– A aplicação de substâncias como botox, ácido hialurônico e a realização de técnicas como fios de sustentação, entre outras, só podem ser realizadas por dentistas que tenham feito cursos de especialização nesses procedimentos. Se na consulta você ficar em dúvida se ele possui essa qualificação, não hesite em perguntar, é seu direito.

– Os profissionais da Villa Vita preenchem todos os requisitos para a realização dessas técnicas. “Nosso time está em constante aperfeiçoamento. Sempre em busca do que há de mais moderno para garantir a satisfação com o resultado e a segurança dos pacientes”, afirma Andrea Martinez Gotardo, proprietária da clínica.

Veja as dicas para identificar um bom dentista

Avalie este post