TPM, menopausa, ansiedade e depressão, além de tabagismo e dores: a acupuntura trata tudo isso e ainda é aliada da estética

A acupuntura é uma técnica oriental que atravessa milênios. A eficácia de tratamento faz dela um dos métodos medicinais mais antigos do mundo. Os sintomas de TPM, menopausa e a ansiedade e depressão, doenças do século, também estão com os dias contados. A novidade é que além de tratar os problemas de saúde, ela é uma grande aliada da estética.

acupuntura-11 - Acupuntura: o que ela trata e você não sabia

Acupuntura pode até aliviar dores da TPM

Eficácia comprovada

A tradição chinesa acredita que a acupuntura equilibra as energias do corpo. E a medicina oriental moderna sugere que substâncias químicas são liberadas. Isso traria muitos benefícios para todo o funcionamento do corpo. O fato é que hoje a acupuntura é reconhecida como medicina alternativa de eficácia comprovada.

acupuntura-3 - Acupuntura: o que ela trata e você não sabia

A acupuntura estimula os pontos certos do corpo, sem dor

Os benefícios dessa técnica já foram atestados em exames de sangue e ressonância magnética. Quem atesta é a Dra. Marieta Sodré, médica especialista em acupuntura da Villa Vita, em São Paulo. “Além da melhora do bem-estar do paciente, os benefícios são comprovados cientificamente”.

Para que serve a acupuntura e como funciona?

Na prática, a acupuntura é o estímulo de pontos na pele. Geralmente o profissional especializado usa agulhas para aplicá-la. “Nós temos um mapa de todos os pontos do corpo humano. Por isso sabemos exatamente onde precisa ser estimulado. Além disso, o exame físico nos ajuda a localizar os pontos mais dolorosos do paciente”, explica a Dra Marieta.

acupuntura-2 - Acupuntura: o que ela trata e você não sabia

Quais doenças podem ser tratadas com a acupuntura?

Praticamente todas as doenças podem ser tratadas. Afinal, elas resultam de um desequilíbrio de energia. “Mas as mais frequentes são dores musculares, ansiedade, depressão, tabagismo, asma, bronquite, sintomas do climatério e cólicas menstruais”, afirma a Dra Marieta.

Como a acupuntura pode ajudar na beleza?

Alguns estudos mostram que a acupuntura tem benefícios também no campo da beleza. O estímulo de determinados pontos aumenta a circulação sanguínea e a liberação de neurotransmissores. Isso estimula a produção de colágeno. Além disso, melhora o equilíbrio emocional, o que normaliza os níveis hormonais.

“Com esse equilíbrio, problemas como queda de cabelo de origem psicológica, olheiras, rugas de expressão, dermatite seborreica (caspa), acne, manchas na pele que surgem na gravidez e estrias recentes são atenuadas pela acupuntura”, explica a Dra Marieta.

acne - Acupuntura: o que ela trata e você não sabia

A acupuntura pode até ajudar no tratamento da acne

Como a acupuntura pode tratar a TPM?

A Tensão Pré-Menstrual (TPM) e os sintomas da menopausa estão relacionados tanto aos níveis hormonais como ao estresse e ansiedade. Portanto, os sintomas de calores noturnos, alterações emocionais, cólicas, dor de cabeça, dor nas mamas, dores musculares, podem ser aliviados pela acupuntura. Isso porque a prática tem comprovadamente efeito analgésico, anti-inflamatório e ansiolítico.

Quanto tempo dura o tratamento?

A Dra Marieta explica que a quantidade de sessões de acupuntura depende de cada paciente e do estágio do problema que está tratando.

acupuntura - Acupuntura: o que ela trata e você não sabia

Acupuntura na Villa Vita: eficácia

“Essa técnica é indicada pela Organização Mundial de Saúde para tratar de mais de 40 tipos de doenças. Os efeitos da terapia são comprovados pelos padrões da medicina ocidental”, afirma a Dra Marieta.

Mitos e verdades da acupuntura

É um tratamento dolorido?

Não. A ideia da dor está relacionada ao fato do tratamento ser feito com agulha, o que a princípio pode causar medo no paciente. As agulhas utilizadas são da espessura de aproximadamente dois fios de cabelo. Chegam a ser 10 vezes mais finas do que uma agulha de injeção. Portanto, não há nenhuma dor ou incômodo.

A acupuntura substitui o uso de medicamentos?

Depende do caso. O tratamento com certeza diminui o uso de medicamentos para dor. Principalmente remédios de uso contínuo. Medicamentos para doenças como depressão e dores crônicas também podem ser reduzidos com a acupuntura. A substituição do medicamento pela terapia depende de cada paciente e como ele reage ao tratamento.

Rolfing-3 - Acupuntura: o que ela trata e você não sabia

Acupuntura também alivia dores emocionais

A acupuntura só trata a dor física?

Não. A acupuntura trata mais de doenças físicas e emocionais. O estresse, ansiedade, depressão, alterações de humor, insônia, entre outras. Já entre as físicas, podemos citar: alergias respiratórias, menstruação irregular, dores nas costas e nos ombros, fibromialgia, tendinite. Hérnia de disco, enxaqueca e mais uma infinidade de doenças e sintomas.

Essa técnica vicia o organismo?

A acupuntura não é viciante. Não causa nenhum tipo de dependência. No entanto, quando a dor ou qualquer sintoma estiverem mais intensos, o paciente pode fazer com mais frequência.

As agulhas são reutilizadas?

De forma alguma. Uma vez que a agulha teve contato com a pele do paciente, ela não pode ser reaproveitada. Também não há nenhuma técnica de reciclagem dessas agulhas. Portanto, o profissional deve ter o seu kit de agulha esterilizada, embalada e descartável.

As agulhas introduzem alguma substância no corpo?

Não. As agulhas apenas são introduzidas na pele, de modo a estimularem os nervos do nosso corpo. Esse estímulo é que provoca os seus efeitos.

mulher-feliz-3 - Acupuntura: o que ela trata e você não sabia

Acupuntura reenergiza o corpo

Pode ser utilizada como tratamento estético?

Com certeza. A acupuntura se revelou como uma grande aliada da beleza. Ela tem sido utilizada para tratar gorduras localizadas, flacidez, acne, celulite e até rugas.  Além disso, também trata qualquer alteração na pele, desde que esteja em um grau inicial, como manchas, queloides, estrias e até olheiras.

E para emagrecer, funciona?

Funciona. É comprovado. Diversos estudos mostraram uma maior perda de peso por pessoas que fizeram uso da acupuntura. Uma das razões é o controle da ansiedade, que muitas vezes é o que leva a pessoa a comer em excesso. Outro fator também é a diminuição da fome. Os melhores resultados foram com acupuntura auricular. Ou seja, o estímulo dos pontos da orelha.

mulher-feliz-2-1 - Acupuntura: o que ela trata e você não sabia

Acupuntura ajuda no emagrecimento porque afasta ansiedade

A acupuntura não pode ser feita em idosos?

Isso é um mito. O tratamento com acupuntura é indicado para prevenir diversos problemas da terceira idade. Como Mal de Parkinson, doenças cardiorrespiratórias, diabetes e outros males em geral.

Quais tipos de profissionais podem fazer aplicar a acupuntura?

Há vários profissionais da área da saúde que podem aplicar a acupuntura. Porém, desde que tenham se especializado. Entre eles estão os farmacêuticos, enfermeiros, médicos, biomédicos e fisioterapeutas.

Leia também: Emagrecer no inverno é possível?

Agende facilmente uma consulta na Villa Vita

Telefone: (11) 3832-1062/3832-1063

Ou mande inbox na nossa página do Facebook 

Endereço: Rua Sales Júnior, 642 Lapa – São Paulo

Atendimento: de 2ª a 6ª das 8h às 19h e aos sábados, das 8h às 12h

Avalie este post